Analistas de UCs da Amazônia recebem capacitação para manutenção de embarcações

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 16/07/2008
A partir do dia 21 de julho, a Reserva Biológica Uatumã, no Amazonas, promove em parceria com o Senai/AM mais um curso de Mecânica de Motores de Popa na Vila de Balbina, na sede da reserva. Durante 45 dias, três turmas aprenderão sobre o funcionamento e serão treinadas para prevenir e realizar consertos em motores de popa 2 e 4 tempos.

O curso terá carga horária de 100 horas e será certificado pelo Senai. Cerca de 45 pessoas serão capacitadas nas próximas semanas, contribuindo com todo o sistema de unidades de conservação.As UCs participantes indicaram para o curso servidores diretamente relacionados ao uso e manutenção dos motores. A idéia é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido, repassando o que aprenderam a seus colegas nas unidades.

Tal capacitação dos servidores das UCs se reflete diretamente na competência da equipe em realizar reparos ou diagnosticar com segurança os defeitos apresentados pelos motores, além de diminuir o tempo que os equipamentos ficam parados, contribuindo para uma melhor manutenção desses bens, no incremento da segurança dos usuários e na valorização do capital humano à disposição das unidades.

Já confirmaram presença no curso os parques nacionais do Jaú, Serra do Divisor, Viruá e Pantanal, as reservas biológicas do Guaporé, Jaru, Uatumã e Lago Piratuba, as estações ecológicas de Anavilhanas e Juami-Japurá, as reservas extrativistas do Médio Juruá, Baixo Juruá, Rio Unini e Rio Jutaí, as florestas nacionais de Humaitá, Balata-Tufari e Jatuarana, além de servidores das Secretarias de Meio Ambiente dos estados do Amazonas e Rondônia, integrantes do Programa Waimiri Atroari e técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que desempenham atividades na Rebio Uatumã.

Para a realização do curso, a Rebio Uatumã conta com o apoio fundamental da Coordenação do Bioma Amazônia, do Programa Waimiri Atroari, da Manaus Energia S/A e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).
UC:Geral

Related Protected Areas: