Reintegração de casas em Floresta Estadual de Rio Claro é suspensa por 90 dias, diz Procuradoria de SP

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/04/2019
Reintegração de casas em Floresta Estadual de Rio Claro é suspensa por 90 dias, diz Procuradoria de SP
17/04/2019 16h33

Por G1 São Carlos e Araraquara

Pelo menos 9 das 15 famílias que vivem no local teriam que deixar o local no dia 26 de abril.

A reintegração de posse das casas da Floresta Estadual Edmundo Navarro, em Rio Claro (SP), foi suspensa por 90 dias nesta quarta-feira (17), segundo a Procuradoria do estado de São Paulo. Pelo menos 9 das 15 famílias que vivem no local foram notificadas para deixar o local e a reintegração aconteceria no dia 26 de abril.

Segundo o procurador, Alexandre Vidotti, a suspensão foi uma solicitação da Fundação Florestal, que administra o local, para que as famílias tenham tempo de fazer as saídas de forma voluntária.

Famílias que vivem em floresta são notificadas para deixar casas
Justiça suspende a reintegração de posse de casas em floresta estadual de Rio Claro

Décadas em área da floresta
No início deste mês, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou a situação das famílias que vivem há décadas no local. Muitos trabalhavam na Fepasa, que na época administrava a floresta.

A companhia de transporte ferroviário encerrou as atividades e as casas ficaram. As famílias não foram despejadas na época e algumas criaram raízes.

Em 2002, o horto Florestal foi transformado em uma unidade de conservação ambiental e patrimônio histórico.

Há cerca de 12 anos foi aberto um processo pedindo que elas desocupassem as casas. A decisão da Justiça só saiu agora e determina que as casas sejam desocupadas o mais rápido possível.

Regularização e mais tempo
Os moradores dizem que tentaram regularizar a situação, inclusive com um abaixo-assinado feito há mais de 20 anos em que eles pediam para comprar os imóveis. (relembre no vídeo abaixo).

Reintegração de posse na floresta estadual de Rio Claro obriga 15 famílias deixar as casas

Com a decisão judicial, eles queriam mais tempo para deixar as casas, o que agora será possível com a suspensão da reintegração.

À EPTV, afiliada da TV Globo, o setor de atendimento social da Secretaria da Habitação da Prefeitura de Rio Claro disse no início do mês que esteve na floresta estadual e que incluiu as famílias no cadastro habitacional do município. Informou também que os critérios serão os mesmo aplicados às demais famílias.

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/04/17/reintegracao-de-casas-em-floresta-estadual-de-rio-claro-e-suspensa-por-90-dias-diz-procuradoria-de-sp.ghtml
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Edmundo Navarro de Andrade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.