Após protesto, indígenas ocupam prédio do ICMBio em Santarém, PA

G1 - www.g1.globo.com - 13/08/2015
Eles dizem que ICMBio quer implantar projeto de créditos de carbono. Grupo está acampado no local desde o início da tarde desta quinta-feira.



Indígenas de 20 etnias da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns ocupam desde o início da tarde desta quinta-feira (13), o prédio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado na Avenida Tapajós, no bairro Laguinho, em Santarém, oeste do Pará. O grupo protesta contra a implantação de um projeto de créditos de carbono florestal nas aldeias.

De acordo com líderes do movimento, o prédio só será desocupado quando houver uma resposta concreta do ICMBio para resolver o impasse que vem causando junto as aldeias.
O ICMbio informou que aguarda um posicionamento de Brasília sobre a situação do projeto de créditos de carbono na Resex Tapajós/Arapiuns.


Manifestação


Ainda na manhã desta quinta-feira (13), os indígenas da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns ocuparam o trecho da Avenida Tapajós, em frente ao prédio do ICMBio, em protesto contra a implantação do projeto de créditos de carbono florestal nas aldeias. Eles levaram para a avenida cartazes e faixas expressando a insatisfação.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no projeto de créditos de carbono, cada tonelada de CO2e (equivalente) não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial. A intenção é contribuir para a redução da emissão dos gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta.

Em entrevista ao G1, na semana passada, o representante do ICMBio em Santarém, Maurício Santamaria, afirmou que não existe projeto de créditos de carbono ainda. "Basicamente, não existe projeto ainda. Estamos preparando as comunidades para que elas possam participar do processo de elaboração do projeto, onde elas serão as principais beneficiárias. A ideia é que as comunidades se apropriem desses créditos de carbono gerados na Resex todos os anos, antes que outra pessoa ou organização se aproprie dele", explicou.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/08/apos-manifesto-indigenas-ocupam-predio-do-icmbio-em-santarem-pa.html
PIB:Tapajós/Madeira

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.