Comunidade do Jalapão participa de atividades ambientais

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 16/06/2016
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da gestão do Parque estadual do Jalapão numa ação conjunta com a com a prefeitura municipal de Mateiros, realizou recentemente diversas ações relacionadas à Semana Nacional do Meio Ambiente.

As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação do pato-mergulhão, espécie em nível crítico de extinção que pode ser encontrada no Rio Novo, localizado dentro do Parque.

Uma das iniciativas ocorreu na Escola Municipal Ernestina Vieira Soares, com a participação de alunos do 4o e 5o ano, que participaram de um concurso de poesia e desenho com a temática: "Pato-Mergulhão, uma espécie em extinção". A atividade aconteceu em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. O concurso foi lançado no dia da Biodiversidade (22/05) e concluído no último dia 04.

Os desenhos foram expostos na quadra da escola, e as poesias recitadas para os jurados que avaliaram os trabalhos a partir de critérios pré-estabelecidos. Como premiação os vencedores que ficaram com o 2o e 3o lugares receberam kits escolares. Já o 1o colocado ganhou um tablet.

As ações do Parque Estadual do Jalapão também tiveram apoio da rádio Dunas FM, que na ocasião divulgou informações sobre o pato-mergulhão, juntamente com um jogo de perguntas, valendo prêmios para os ouvintes.

Outra alternativa de envolvimento com a comunidade foi a instalação de placas em locais estratégicos próximos ao Rio Novo. A placas contém informações da Portaria no 42 de 26 de janeiro de 2016, que adota medidas que visam a conservação e proteção do pato-mergulhão na região do Jalapão.

A escola estadual Estefânio Teles das Chagas, recebeu duas placas alusivas à participação na comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente, quando a escola organizou um evento com diversas apresentações dos alunos, com os temas Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos. Na oportunidade a inspetora de Recursos Naturais, Hellen Flávia Teixeira Cunha, realizou palestra sobre o pato-mergulhão.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/16/comunidade-do-jalapao-participa-de-atividades-ambientais/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.