Evento reúne povos do Médio Xingu

ARPA - http://programaarpa.gov.br - 17/07/2015
Extrativistas e indígenas puderam mostrar sua diversidade cultural e a potencialidade de produtos da sociobiodiversidade durante a "Feira dos Povos do Médio Xingu". O evento foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), em Altamira (PA), nos dias 20 e 21 de junho.

O evento contou com a participação de cerca de 30 extrativistas moradores das Reservas Extrativistas Riozinho do Anfrísio, Rio Iriri e Rio Xingu e de aproximadamente cem indígenas das etnias Assuriní do Xingu, Araweté, Parakanã, Xipaya, Kuruaya, Juruna, Xikrin do Bacajá, Kayapó Kararaô e Arara, além da população altamirense.

O objetivo foi propiciar a construção de um diálogo e a interatividade entre povos da região do Médio Xingu e a sociedade urbana do município de Altamira, oportunizando canais de comunicação com base no respeito e solidariedade. A programação contou com exposição de artesanato, roda de conversa, exposição fotográfica e mostra de filmes, entre outras atividades. Segundo Rafael Barboza, chefe da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, "o espaço oportunizou a troca de saberes entre os povos da floresta e a comercialização de artesanato e produtos da agrobiodiversidade".

"Com a feira, pudemos ressaltar a grande diversidade cultural, o potencial da região no que se refere aos produtos da agrobiodiversidade, a cadeia produtiva do artesanato e a importância dos povos indígenas e comunidades extrativistas dessa região", afirmou Aline Mayumi Rodolfo, indigenista especializada da Funai.

Como parte da programação, foram realizadas, ainda, palestras para estudantes do 8o e 9o ano da rede municipal, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Altamira. As apresentações contaram um pouco da cultura, modo de vida e localização territorial dos povos indígenas e extrativistas da região.

INTEGRAÇÃO DOS POVOS

Considerando que a gestão do território do Médio Xingu é feita de forma compartilhada por diferentes povos e instituições, os servidores do ICMBio e da Funai acreditam que eventos deste formato podem fazer parte da estratégia de gestão em construção na região. "Táticas como essa garantem fortalecimento do diálogo, troca de experiências e conhecimentos e promoção de espaços de discussão/participação, utilizando metodologias adequadas ao modo de vida desses povos", comentou a consultora da Funai/ICMBio, Rejane Andrade, uma das organizadoras da Feira.

O evento foi resultado de várias atividades que estão sendo realizadas na região: Encontro de Jovens do Xingu, Grupo de Mulheres no Xingu, Projeto Troca de Saberes, Oficinas Caboclas com participação dos Xipayas, Programa de Aquisição de Alimentos, Projeto Menire, Projeto GATI e Cantinas Comunitárias.

Agora, o desafio, segundo Rafael Barboza, é dar continuidade a essa proposta, de forma que eventos como esse sejam realizados anualmente e que um espaço seja criado para exposição e comercialização desses produtos em Altamira. Para os extrativistas e indígenas, este foi um momento histórico: "fazia muito tempo que não se rea - lizava um evento assim", destacou Lauro Freitas Lopes, morador da Resex Rio Xingu.

O evento contou com apoio do Governo Municipal de Altamira (secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, de Cultura e de Educação), Exército (51o Batalhão de Infantaria da Selva) e das organizações não governamentais The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Socioambiental (ISA).



http://programaarpa.gov.br/pt/noticias/evento-reune-povos-do-medio-xingu/
Biodiversidade:Biosociodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.