Ideflor e STTR de Breves assinam convênio para capacitar trabalhadores do Marajó

Ideflor - www.ideflor.pa.gov.br - 17/08/2009
Garantir a boa qualidade de sementes florestais nativas e com isso um reforçar a renda familiar, esses são alguns dos benefícios que serão levados à 30 agricultores familiares da região do Marajó. Eles participarão do curso de capacitação em fornecedores de mudas de sementes florestais nativas que será realizado em Breves graças ao convênio assinado na manhã da sexta-feira, 14, entre o diretor geral do Ideflor, Jorge Yared e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves, Manoel Raimundo Machado, na sede do Ideflor, em Belém.

O curso será conduzido pelo Ideflor em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A previsão é que as aulas sejam realizadas no mês de setembro, na Estação Científica Ferreira Pena, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã. Essa é a segunda vez que a região recebe a capacitação e os resultados já são percebidos. "Alguns fornecedores de Breves capacitados ano passado já estão produzindo óleo de andiroba com alta qualidade e vendendo com apoio do Sindicato no próprio município por R$15,00/litro", comemora Manoel Raimundo.

O curso para fornecedores tem como público alvo, prioritariamente povos e populações tradicionais e envolve técnicas de colheita de sementes e de produção de mudas florestais nativas, dando prioridade a fixação das técnicas na prática. "Além de contribuir para a estruturação da cadeia produtiva do reflorestamento, cria-se oportunidade para fortalecer a economia local com base na valorização da floresta em pé" desataca Jorge Yared.

Mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o programa de capacitação em coleta de sementes nativas em 17 municípios, como resultado de parceria com o Laboratório de Sementes Florestais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, prefeituras e organizações locais.



UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.