Naturatins realiza encontro com a comunidade de Rio Novo

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 09/10/2015
Com o objetivo de promover o diálogo e fortalecer as relações entre a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e moradores da região, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou o I Encontro com Comunitários do Rio Novo. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 08, com a participação dos técnicos do Naturatins.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a APA do Jalapão, além de explanações sobre o ecoturismo e o uso do fogo controlado pela comunidade.

A gestora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, explicou que a iniciativa é uma oportunidade de se aproximar e conhecer ainda mais a realidade da comunidade. "Demandas importantes foram apresentadas pelos moradores. E todas serão avaliadas", reforçou a gestora

APA

Criada em 31 de julho de 2000, pela Lei no 1.172, com 461.730 hectares a APA do Jalapão ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

Ela funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão e propicia a conectividade do Parque a sul com a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e a oeste com o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Por sua localização estratégica ela faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/ Mangabeiras. Registra em seus limites a presença de espécies ameaçadas de extinção, como o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) e arara-azul-grande (Anodorhyncus hyacinthinus) e o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), uma das aves mais ameaçadas das Americas.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/10/9/naturatins-realiza-encontro-com-a-comunidade-de-rio-novo/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.