Naturatins reforça treinamento de brigadistas no Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 24/06/2015
Com a intenção de reforçar as ações de combate e prevenção às queimadas, neste período de seca, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a Defesa Civil e prefeituras, iniciou o treinamento de mais 15 brigadistas, que devem atuar na região do Jalapão. O treinamento, iniciado nessa semana, faz parte da agenda do Governo do Estado, em reduzir os focos de incêndios no Tocantins.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas de Proteção Ambiental, Maurício Araújo, as capacitações devem durar cerca de três dias. Ele garantiu que os treinamentos darão maior segurança nas atividades e garantirão os trabalhos de combate ao incêndio.
"Estamos com atividades de manejo integrado do fogo, que vêm fazendo ações preventivas, mas existe a grande necessidade da brigada ser capacitada na questão do combate e controle do fogo, principalmente nos meses críticos de agosto e setembro", afirmou.

Segundo ele, a ideia é ainda chamar a população para atuar nas ações preventivas, principalmente no que diz respeito à conscientização. "Temos um fator primordial que é chamar a população para essa parceria, apesar dos trabalhos realizados de combate e prevenção ao fogo", disse.

Desde 2013, o Naturatins trabalha o manejo integrado do fogo e combate às queimadas. Conforme a inspetora de recursos naturais do Parque Estadual do Jalapão, Aline Vilarinho Rocha Ayres Melo, neste ano, 23 colaboradores do Naturatins estão envolvidos nas capacitações.

"Temos trabalhado o manejo integrado do fogo, atrelado ao combate às queimadas. A expectativa é de reduzir as queimas prescritas na Área de Preservação Ambiental [APA] e no Parque do Jalapão. Todas as atividades seguem a metodologia do Manejo Integrado do Fogo [MIF]", ressaltou.

MIF

O MIF consiste na edificação participativa dos planos de proteção das áreas, considerando-se, além das técnicas difundidas de prevenção e combate, aspetos ecológicos, sociais e econômicos das comunidades envolvidas.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/6/24/naturatins-reforca-treinamento-de-brigadistas-no-jalapao/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.