Queimadas atingem parques ambientais e Jalapão tem quase 20 focos em um dia

G1 - http://g1.globo.com/ - 27/07/2017
Atrações turísticas e reservas indígenas também são afetadas pelo fogo. Número de queimadas em julho já passou de 1,9 mil em todo o estado.



As queimadas que afetam todo o Tocantins atingem também os parques ambientais e as reservas indígenas. O Jalapão, principal atração turística do estado que fica na região leste, teve quase 20 focos de incêndio nas últimas 24 horas. O parque do Cantão e a Ilha do Bananal, na faixa oeste, tiveram 35 focos no mesmo período. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A situação também é complicada no Parque Nacional do Araguaia, que teve mais de 50 focos em um dia. As reservas indígenas dos povos Apinajé, Kraho e Karajá também sofrem com 4, 13 e 18 focos respectivamente.

Ao todo, o Tocantins já teve 4,2 mil focos de queimadas em 2017. 1,9 mil dos casos aconteceram apenas no mês de julho. Tradicionamente, os meses que mais concentram incêndios florestais ao longo do ano são agosto e setembro. A umidade relativa do ar também está baixa, ficando entre 30% e 20% na maior parte das cidades.

A orientação da Defesa Civil para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/queimadas-atingem-parques-ambientais-e-jalapao-tem-quase-20-focos-em-um-dia.ghtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araguaia
  • UC Cantão
  • UC Leandro (Ilha do Bananal/Cantão)
  • TI Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.