Semana de Agroecologia discute desafios da Resex Tapajós-Arapiuns

G1 - http://g1.globo.com/ - 06/05/2015
Evento está sendo realizado no Ceapac, em Santarém. Programação se estende até sexta-feira (8).


O Centro de Apoio a Projetos e Ação Comunitária (Ceapac) está realizando a 9ª edição da Semana de Agroecologia, em Santarém, oeste do Pará. O evento discute sobre as experiências e desafios encontrados na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, área que está recebendo as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a partir de um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)/Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

A programação iniciou na segunda-feira (4) e continua até a sexta-feira (8). A temática central é Agroecologia na Assistência Técnica e Extensão Rural.

O evento reúne produtores rurais, organizações de base, entidades de assessoria e assistência técnica, universitários e demais interessados para a troca de experiências, discussões e experimentos relacionados à Agroecologia.

A artesã Maria Luzia, de 63 anos, é moradora da comunidade São Miguel do Rio Arapiuns. Ela está em Santarém para participar do encontro. "O desenvolvimento precisa de muito mais técnicas para trabalhar e nós temos um grupo formado de artesanato. Somos parceiros com o [Projeto] Saúde e Alegria desde 2008 e nós vendemos para fora, mas estávamos enfrentando uma grande necessidade de vender e espero melhorar", relata.

O produtor rural José Pereira é da comunidade Nova Vista e também está compartilhando sua experiência com os outros participantes do evento. Para ele, a assistência técnica é fundamental para o desenvolvimento da produção. "Antes não tivemos essa oportunidade de ter a participação dos técnicos, então plantávamos por plantar. Com a chegada da orientação dos técnicos melhorou a nossa produção e tenho certeza que vai melhorar mais", acredita o produtor.

A intenção do Ceapac é promover um momento de socialização e discussão sobre as experiências já desenvolvidas na área da Resex, envolvendo as demais prestadoras de ATER (IPAM, PSA e Ecooideia), bem como socializar as ações já desenvolvidas pelas comunidades a partir do envolvimento dos produtores e produtoras rurais. "Estamos trabalhando através de um contrato junto ao Incra, de assistência técnica e extensão rural, então, trabalhamos diretamente em 15 comunidades na Resex, na região do Arapiuns. É um trabalho que envolve a organização social, a produção o beneficiamento e a comercialização através de diversas ações", explica o coordenador da equipe de assistência técnica da Ceapac, Harald Weinert.

Durante o evento já foi realizada uma feira de produtos agroecológicos, apresentação de vídeos sobre a Resex Tapajós-Arapiuns, seminário e visita técnica em um meliponário. No encerramento será realizado o Bingo Agroecológico, cujos prêmios são oriundos das comunidades onde o Ceapac realiza a assistência técnica.

Mais detalhes sobre a programação do evento podem ser visto na página eletrônica do Ceapac.

Serviço
9ª edição da Semana de Agroecologia
Quando: Até 8 de maio
- 07/05 = Oficina sobre Sistemas Agroflorestais
Local: propriedades no Eixo Forte
Saída: Ceapac, localizado na Travessa Professora Agripina de Matos, - 203, - Laguinho, Santarém.
Hora de saída: às 8h

- 08/05 = Oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)
Local: no auditório do Ceapac
- Encerramento: noite cultural com apresentações diversas, exposição e comercialização de produtos agroecológicos, além do bingo
Local: em frente a sede do Ceapac



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/05/semana-de-agroecologia-discute-desafios-da-resex-tapajos-arapiuns.html
Agricultura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.