Tapajós inicia cursos do Pronatec Extrativista

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/11/2015
Capacitação beneficia 14 comunidades ribeirinhas da UC no Pará


A Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, deu início nesta semana a três cursos do projeto Pronatec Extrativista. Outros sete deverão ser abertos até o fim do ano. Serão beneficiados 200 moradores de 14 comunidades ribeirinhas que vivem no interior ou entorno da unidade.

Os cursos são de horticultor orgânico, artesão de biojóias, agente de projetos socias, agente de desenvolvimento cooperativista, agricultor familiar, piscicultor, condutor de turismo em unidade de conservação, agricultor agroflorestal, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária e operador de processamento de frutas e hortaliças.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec Extrativista é uma linha específica do Pronatec, dedicada a populações que vivem do extrativismo em reservas ambientais. A coordenação é do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social.

Os cursos são gratuitos e ministrados por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica. Participam ainda do projeto as instituições do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar.

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) é a instituição responsável pelos cursos que estão sendo realizados na Flona do Tapajós e na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapius, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará.

A demanda foi apresentada pela Coordenação de Políticas e Comunidades Tradicionais, do ICMBio, e equipe da Flona do Tapajós. Conta com o apoio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), GmbH e lideranças das comunidades residentes nas unidades de conservação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7374-flona-de-tapajos-inicia-cursos-do-pronatec-extrativista.html
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.